Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

PRIMEIRAS MULHERES A SEREM TATUADAS

 tatuagem  ou dermopigmentação é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana que, tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas, um procedimento que durante muitos séculos foi completamente irreversível (embora dependendo do caso, mesmo as técnicas de remoção atuais possam deixar cicatrizes e variações de cor sobre a pele). A motivação para os cultuadores dessa arte é ser uma obra de arte viva, e temporal tanto quanto a vida.


No final do século XIX e durante metade do século XX, as tatuagens eram raras e pagava-se para ver pessoas tatuadas. Os circos foram os principais expoentes para os amantes da body art. Foi por meio deles que mulheres como Jean Furella, Betty Broadbent, Nora Hildebrandt e Emma de Burgh tornaram-se estrelas das feiras “freaks”.
Jean Furella, conhecida como A Mulher Barbada, era uma das principais atrações no circo onde trabalhava, até que ela se apaixonou por um homem que não se sentia muito confortável com uma mulher que tinha mais pelos nos rosto que ele. Não demorou muito para que Furella raspasse toda a barba e tatuasse todo o corpo, continuando, assim, com a sua carreira no circo, agora de uma forma diferente.
Betty Broadbent é conhecida como a freak mais bela do mundo. Foi o tatuador Jack Red Cloud que apresentou as tatuagens para Betty, que logo se apaixonou. Ela teve mais de 350 desenhos espalhados pelo corpo, muitos deles feitos por importantes tatuadores da década de 30. Ela foi a principal atração da New York World’s Fair em 1939. Betty afastou-se do show business em 1967 e tornou-se tatuadora profissional.
Nora Hildebrandt, nascida por volta de 1850, é considerada a primeira mulher tatuada a se apresentar nos Estados Unidos. Quem a tatuou foi seu pai, que havia se estabelecido em Nova Iorque em 1846. Começou a se apresentar em museus e feiras freaks em 1882, e nessa época já contava com 365 tatuagens. Em algumas apresentações seu pai fazia novas tatuagens em seu corpo. Excursionou num circo em seus últimos anos. Nora morreu em 1893.
Emma de Burgh é considerada uma das obras primas de Samuel O´Reilly, o inventor da máquina elétrica de tatuar. Suas tatuagens abarcavam temas patrióticos e religiosos. No fim do séc. XIX, junto com seu marido Frank, viajou pela Europa, se apresentando com muito sucesso.



Tenho tatoo e adorooo!!! Nada chamativo, mas delicado :)


UM CHEIRO


Nenhum comentário:

Postar um comentário