Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Características das principais bancas examinadoras de concurso

Para quem é fã de Concursos Públicos, como eu, vai abaixo dicas ma-ra-vi-lho-sas!


CESPE-UNB
O Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) é uma das mais tradicionais bancas examinadoras de concursos públicos. Conhecida pela complexidade e interdisciplinalidade das questões, o Cespe usa uma metodologia que inibe o candidato de "chutar" as respostas.
- As provas podem ser de múltipla escolha, porém, mais comuns são itens para serem julgados como certos e errados, em que a resposta incorreta implica em anulação do ponto de um item correto; 
- Os examinadores do Cespe/UnB valorizam a capacidade de interpretação e análise dos candidatos. Por isso costumam usar gráficos e tabelas nas questões;
- Para ser bem sucedido é preciso um aproveitamento de, pelo menos, 75%.

ESAF
A Escola de Administração Fazendária (Esaf) é conhecida pela experiência com concursos das áreas fiscais, como os da Receita Federal, e para o cargo de Procurador da Fazenda Nacional. Vinculada ao Ministério do Planejamento, a banca tem provas consideradas de nível intermediário, mas densas e cansativas, em função de longos enunciados.
- Os textos longos tomam muito tempo dos candidatos. Para terminar a prova no prazo, em geral, as questões devem ser respondidas em até dois minutos e meio;
- Nas provas de Direito, a Esaf dá ênfase aos termos legais, mas não ignora as jurisprudências.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS
A Fundação Carlos Chagas (FCC) aplica provas com nível intermediário de dificuldade. Em compensação, exige dos concorrentes conhecimento da legislação ao "pé da letra". As questões são de múltipla escolha, pedindo a marcação da alternativa certa ou errada.
- As questões de Direito elaboradas pela Fundação Carlos Chagas são diretas e exigem que o candidato saiba a legislação ao pé da letra;
- Para ser bem sucedido nas provas da FCC, o candidato deve acertar 90% das questões.

CONSULPLAN
A Consulplan é conhecida por provas com textos curtos e perguntas objetivas. Na abordagem das disciplinas, a banca valoriza a lei seca (sem interpretação) e raramente cobra jurisprudências ou doutrinas. Nos demais tópicos, cobra conceitos, beneficiando mais os candidatos com capacidade de memorização.
- As provas da Consulplan têm textos curtos e objetivos e são de múltipla escolha;
- As disciplinas mais cobradas são Língua Portuguesa, Informática e matérias específicas;
- A organização das perguntas respeita as disciplinas do conteúdo programático. A sugestão é responder primeiro as questões mais fáceis para só depois se dedicar às mais complexas.

CESGRANRIO
A Fundação Cesgranrio elabora provas com nível moderado de complexidade. As questões abordam praticamente todos os itens do edital, exigindo do concurseiro estudo intenso e amplo. A atenção precisa ser redobrada com as "pegadinhas". As perguntas são de múltipla escolha, questionando alternativa certa ou errada.
- As questões elaboradas pela Cesgranrio exigem leitura atenta dos enunciados e respostas para não cometer erros ao cair em "pegadinhas";
- Nas provas de Português, a Cesgranrio cobra regras de gramática e de acentuação. Em Direito Administrativo, o enfoque é em doutrinas e, em Direito Constitucional, a abordagem é a lei seca.

VUNESP
A Fundação Vunesp avalia os candidatos com provas curtas e objetivas. Na abordagem das disciplinas, a banca valoriza a lei seca e raramente cobra jurisprudências ou doutrinas. Nos demais tópicos, cobra conceitos, beneficiando mais os candidatos com capacidade de memorização.
- As provas da Vunesp dão muito enfoque à Língua Portuguesa e às disciplinas específicas;
- A organização das perguntas respeita as disciplinas do conteúdo programático.
- A sugestão é responder primeiro as questões mais fáceis para só depois se dedicar às mais complexas.

UM CHEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário