Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Deficiência em vitamina D está associada ao ganho de peso em mulheres


Os pesquisadores acompanharam mais de 4.600 mulheres com 65 anos ou mais ao longo de quase cinco anos. O estudo descobriu que aquelas com baixos níveis de vitamina D ganharam cerca de dois quilos a mais durante esse tempo do que aquelas com níveis normais do nutriente.

Seu corpo precisa de mais vitamina D?

A deficiência da vitamina D causa raquitismo em crianças e osteopenia e osteoporose em adultos. Além disso, a cada dia surgem estudos apontando o papel dessa substância na prevenção de doenças, como insuficiência coronariana e diabetes, por exemplo. Aprenda os cuidados necessários para manter os níveis adequados de vitamina D no quiz a seguir e contribua para abaixar essas estimativas.

Qual é o consumo recomendado de vitamina D por dia?

Segundo a U.S. Dietary Reference Intake (DRI), ingestão de vitamina D deve obedecer a seguinte regra: homens de 13 a 50 anos devem consumir de 5 a 10 mcg/dia; homens de 51 a 70 devem consumir 15 mcg/dia; mulheres de 13 a 50 anos devem consumir 5 mcg/dia e mulheres de 51 a 70 anos, 10 mcg/dia.

Quanto tempo de exposição ao sol por dia é necessário para uma boa síntese da vitamina?

"Recomenda-se a exposição solar três vezes por semana por um período de 15 a 30 minutos, evitando o horário entre as 10 e 16 horas, para que não haja deficiência da vitamina D", afirma a nutricionista Thais Souza, da rede Mundo Verde.

Em que tipo de alimentos a vitamina D é abundante?

Peixes, como o atum (6,7 mcg a cada 100g), o arenque e a sardinha, a gema de ovo (1,1 mcg a cada unidade grande), o óleo de fígado de bacalhau, o leite integral, a manteiga (1,5 mcg em 100gramas) e o iogurte (0,1 mcg a cada 100g) são boas fontes. "Essa vitamina está presente em alimentos gordurosos, por isso é bom tomar cuidado com as quantidades de consumo", afirma o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia, de São Paulo.

Em que casos deve ser feita a suplementação com vitamina D?

O nutrólogo Roberto explica que o exame de sangue deve sempre ser feito antes da suplementação e, caso os níveis de vitamina D estejam abaixo de 30 nanogramas por decilitro, pode ser feito o uso de suplementação. Lembrando que antes de fazer uso de qualquer suplemento alimentar é indicado consultar um médico ou nutricionista.


Beijão
Inté +

Nenhum comentário:

Postar um comentário