Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mitos sobre o uso do sutiã

"Tira esse sutiã para dormir, menina, faz mal!"

Será que isso é verdade?

Segundo o mastologista Rodrigo Christo, coordenador do serviço de mastologia do Hospital Vera Cruz, em Minas Gerais, existem muitas crenças e ditados acerca do sutiã que são passados de geração para geração. "O mais importante é que a mulher se sinta confortável e evite transtornos", afirma.

Sutiãs com bojo podem provocar câncer de mama?


"Tudo o que sabemos é que o câncer de mama é uma doença de origem genética e que pode ser agravada por outros fatores, como alimentação rica em produtos industrializados e sedentarismo", afirma a mastologista Josenice de Araújo, do Hospital Anchieta, em São Paulo.
Então, a resposta é NÃO!

É recomendado usar o sutiã para dormir?



É permitido, sim!
Mulheres que usam sutiãs para dormir não sofrem prejuízos, desde que a peça não seja muito apertada ou desconfortável a ponto de interferir no sono. "Não há indicação nem contraindicação do ponto de vista médico", diz o mastologista Rodrigo Christo. "O conforto de cada mulher é o que define."

Faz mal usar sutiã todos os dias?



Não há qualquer risco em usar sutiãs todos os dias
Não existe maneira ideal de se usar o sutiã, vai de acordo com o estilo de cada mulher e com a adaptação de cada uma aos diversos tipos de roupa íntima. "Tanto faz o estilo de sutiã que a mulher vai usar, porque o mais importante é o conforto pessoal", afirma Rodrigo Christo.

 De quanto em quanto tempo é necessário comprar sutiãs novos?


A mastologista Josenice recomenda que a troca seja feita de seis em seis meses, pois é quando o sutiã começa a folgar e ficar inadequado para o uso. "No entanto, não existe uma regra definida, podendo a mulher trocar a peça antes ou depois se o desgaste demorar mais ou menos para acontecer", explica.

Sutiã apertado pode atrapalhar o crescimento dos seios?


"O desenvolvimento e tamanho das mamas está relacionado à genética das pacientes", declara o mastologista Rodrigo. O uso de sutiãs apertados, portanto, não irá interferir no crescimento dos seios, independentemente de eles estarem em fase de desenvolvimento (adolescência) ou não.

Sutiãs de tecido sintético podem irritar a pele?


Sim, pode até causar alergias
De acordo com Rodrigo Christo, o ideal é optar por peças confeccionadas em algodão. "Tecidos sintéticos impedem que a transpiração ocorra, e em alguns casos pode causar irritações e coceiras na pele", afirma, recomendando a visita a um mastologista caso esses sintomas ocorram.

Mulheres que estão amamentando podem usar sutiã sem problemas?


Sim, eles dão suporte e podem até facilitar a amamentação
Nota: O uso do sutiã promove um maior conforto das mamas, que ficam com mais volume durante a amamentação. "A peça também dá suporte às mamas de mulheres que estão com leite empedrado devido ao maior volume dos seios", afirma a mastologista Josenice. As mães que estão amamentando, inclusive, podem optar por dormir com o sutiã se o peso das mamas estiver incomodando.
Usar sutiã ajuda a manter os seios firmes?
 Sim, principalmente em mulheres que têm os seios maiores
Como o efeito da gravidade favorece a queda das mamas, mulheres com seios muito grandes podem se beneficiar da sustentação fornecida pelo uso do sutiã. O mastologista Rodrigo, entretanto, afirma que o uso do sutiã não será determinante para que os seios fiquem 100% firmes. "Muitos fatores ajudam e são decisivos, tais como idade, amamentação, obesidade e qualidade dos tecidos mamários", diz o médico.

O sutiã pode causar dores na coluna?


Sim, mas apenas se ele não estiver sustentando as mamas corretamente                           
Mulheres com seios maiores devem usar sutiãs com alças largas e estrutura reforçada, para distribuir melhor o peso dos seios. Os especialistas recomendam o uso de alças estilo nadador, que promovem uma maior sustentação. De acordo com eles, o uso de um sutiã sem o amparo adequado poderá trazer prejuízos à postura e severas dores nas costas devido à transferência do peso das mamas para a coluna da mulher.                       

Pistas para escolher o sutiã certo


1. Costas largas e seios pequenos
Além dos números, que medem as costas, muitas marcas oferecem variação no tamanho das taças: Taça A; Taça B e Taça C, de acordo com o tamanho dos seios propriamente ditos. Isso traz mais conforto, por exemplo, para mulheres que têm as costas largas e os seios pequenos. É possível comprar um modelo de número maior se que haja folga de tecido ou espaço na frente. O mesmo vale para uma mulher com as costas estreitas e seios volumosos.

2. Aros metálicos
Os aros metálicos de sustentação oferecem um risco: romperem a costura, machucando sua pele. Por isso, prefira marcas de boa qualidade que, além de acabamento reforçado, dispõem de pontas arredondadas, evitando que arranhões, furos e até cortes na pele da região dos seios, que é muito sensível.

3. Alças reforçadas
O cuidado com as alças não vale apenas para as mulheres que têm seios volumosos. Mesmo que não seja o seu caso, prefira um modelo mais resistente na hora de praticar esportes. Isso porque, durante os movimentos, há risco de romper as fibras elásticas da região. Isso aceleraria a flacidez dos seios.
Beijão meninas
Inté +


Nenhum comentário:

Postar um comentário