Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de maio de 2012

Deixe estar na Sala de Estar


Mulher adora decorar!

Sou apaixonada por decoração. Chega a encantar!

Encante-se vc tb, e aprenda algns truques para deixar a sala mais sociável, confortável.

Móveis que não oferecem obstáculo à circulação valem ouro em espaços exíguos.


Este projeto integrou os ambientes para proporcionar a sensação de amplitude. Sala de jantar, estar e o espaço que recebe hóspedes têm na decoração uma aliada para delimitar cada área. O estar, na área revestida pelo tapete, resguarda a TV e o DVD em um balcão multiúso, na frente do sofá. O proprietário optou por cinza-claro nas paredes, que dá um ar masculino ao espaço. Projeto de Bernard Leroux.
 
 
Integração total – não há divisórias entre estar, escritório, sala de jantar e cozinha. Aqui se vê a área reservada ao estar, com móveis de madeira e estampas geométricas. O conjunto se volta para a TV, que fica sob a escada, prova de que todo espaço é bem aproveitado neste projeto. Projeto de Paulo Castellotti.
 
 
Feminina e delicada, esta decoração ganhou tecidos românticos e peças multiúso. Encostados na parede, os móveis alongam a área de circulação. Uma vantagem para quem gosta de receber, pois, quando chegam os convidados, fica fácil concentrar pufe, banco e cadeiras da sala de jantar. O móvel-aparador reúne aparelhos eletrônicos, CDs e o pufe. Os futons também oferecem mais um lugar de assento. Na lateral do sofá, a mesa-bandeja se desloca para o centro quando há visitas. Projeto de Cristina Bozian.
 
Em projetos em que acontece a integração dos espaços, é a decoração que dá conta de marcar os ambientes, com aqui: o estar é delimitado pelo tapete de bambu, que fica 10 cm embaixo do sofá e termina rente à estante de vidro. Os materiais contribuem para a leveza visual. A tradicional marcenaria para abrigar TV e som foi substituída por uma peça transparente, e a poltrona de acrílico também tem seu volume disfarçado. No centro, a mesa estreita libera a circulação. Projeto de Luiz Fernando Rocco, Fernando Vidal e Henrique Reinach.
 
Cozinha, jantar e estar se integram em perfeita harmonia. O tapete redondo estampado acompanha o ângulo formado pelo sofá, delimitando o espaço que também abriga poltrona e pufe. Os moradores queriam um lugar para guardar revistas e livros. Assim, a estante Eixo (à direita), de Pedro Useche, entrou em cena, já que é estreita e pouco volumosa. Projeto de Ricardo Umada.
 
Como os revestimentos e a mão-de-obra consumiram a maior parte da verba na reforma desta casa, sobrou pouco investimento para a decoração. Mas nada que generosas doses de criatividade não resolvessem. Um exemplo disso é o tapete do estar: ele é formado por um conjunto harmonioso de 12 tapetinhos de tear costurados. Em vez de reformar o sofá, uma capa de sarja peletizada resolveu a questão de maneira mais econômica. Projeto de Ana Moraes.
 
Se o espaço é compacto, vale a pena investir em um bom sofá de três lugares. Este, extraconfortável, conta com um encosto largo, capaz de oferecer apoio aos desenhos emoldurados. À frente, a TV de plasma está instalada em um painel de freijó. Uma grande janela em L, com esquadrias também de freijó, garante luminosidade ao ambiente. Projeto de Consuelo Jorge.
 
A escritora Leticia Ferreira Braga morou muitos anos com a filha em um apartamento de 180 m², mas incomodava conviver com armários cheios de coisas e ambientes vazios, que não conseguia aproveitar. Até que tomou coragem e resolveu se mudar para um apartamento de 90 m². Na reforma, ela fez questão de projetar o mínimo de armários. O estar, alongado, acomoda poucas peças, mas, nem por isso, deixa de ser confortável. A estante baixa guarda a valiosa biblioteca.
 
Numa base giratória de inox presa ao móvel, a TV atende à sala de estar e ao home theater. Por sinal, esse segundo ambiente também acomoda os hóspedes eventualmente. Para suavizar esse bloco, instalou-se uma sanca de 90 cm de largura. Dela, vem a luz que destaca o painel laqueado. Projeto de João Armentano.
 
 
Evite, em espaços amplos, alinhar sofás, mesinhas e poltronas junto à parede. Se fizer isso, a circulação terá que ser no centro da sala e vai atrapalhar a conversação. Se for possível, crie uma área central e coloque estantes e mesas maiores fora desta área, fazendo um corredor de circulação externo á ela. Se o espaço é grande, crie áreas separadas pela simples organização dos móveis, tapetes e/ou usando divisórias baixas, por exemplo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Materiais delimitam espaçosDelimitar ambientes (aqui, salas e home office) pode ocorrer com pisos diferentes: nas salas, tacos de madeira; no escritório, pastilhas de vidro.

Televisor multiúso
A TV giratória permite o seu uso em todos os ambientes da casa. No home office, serve até como monitor de apoio ao computador.
Foto: Adriana Barbosa
Projeto: Cristina Bozian
 

Onde estão as poltronas?As formas clássicas das poltronas medalhão foram atualizadas pelo designer Philippe Starck, que as criou em policarbonato. A transparência as deixa leves, suaves e contemporâneas.

Foto: Adriana Barbosa e Adriano Campos
Projeto: Rosângela Ferraz
 

Grandes espelhos
Para duplicar todo o ambiente e aproveitar melhor a iluminação natural, um painel de espelhos de 3,10 x 2,35 m é a moldura da tela de LCD, com 6 mm de espessura.

Foto: Divulgação
Projeto: Fernanda Marques Arquitetos Associados
 
Pata todos os gostos ;)
 
Beijão
Inté +
 
 
                     http://www.simplesdecoracao.com.br/
                     http://r7.portaldecoracao.com.br/
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário